quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Apresentação de trabalhos de IPE - turma A


A apresentação dos projetos da turma A de Introdução às Práticas Experimentais será na quarta-feira dia 03 de dezembro, com início às 08h30min, no LACTEA. As apresentações dos grupos de projetos seguirão a seguinte ordem:

08:30 a 08:50 - Trocador de lâmpada - TROLAM

08:55 a 09:15 - Compactador de lixo

09:20 a 09:40 - Pesca Chave

09:45 a 10:05 - Economia de água

10:10 a 10:30 - Bicicleta Motorizada

Cada apresentação deverá ser feita em 20 minutos, seguindo orientações colocadas em postagem anterior. Contamos com cinco minutos entre uma e outra, tempo necessário para troca de montagens no palco e troca de arquivos no computador.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Orientações para apresentação pública do projeto


1. O tempo de apresentação é de 20 minutos por grupo.

2. Todos os integrantes do grupo deverão participar.


3. As montagens, equipamentos e recursos que integrarão a apresentação devem ser previamente testados e estar em perfeito funcionamento.

4. Sugere-se que o grupo comece pela exposição da montagem prática do projeto apresentando, a partir daí, a discussão teórico-conceitual necessária à compreensão do projeto.

5. Não será permitida a mera leitura de material. Cada integrante do grupo deve familiarizar-se prévia e adequadamente com o assunto a expor.

6. Qualquer material informativo – como folhetos e catálogos – a ser distribuído ao público deverá ser previamente aprovado pelo orientador e conter referência explícita ao LACTEA.


7. A documentação do projeto (relatório técnico, diário de bordo, arquivos eletrônicos e outros itens) deverá ser entregue ao professor-orientador do projeto uma semana após a apresentação, em horário determinado pelo professor.


8. Recomenda-se aos alunos a assistência mínima de 75% das apresentações.


Lista de material para compra

Caros alunos de IEE e IPE do LACTEA.

As equipes de projeto que tem lista de material para comprar, procurem Mônica Almeida nesta sexta-feira, 21 de novembro, à tarde, no LACTEA.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

LACTEA - orientação para elaboração do Relatório Técnico de Projeto


Os relatórios de projetos no LACTEA devem conter os itens descritos a seguir.

Páginas iniciais

Capa (nome completo e curso dos autores do projeto, título, orientador, cidade, instituição, mês, ano) - obrigatório

Dedicatórias - opcionais

Agradecimentos - opcionais

Sumário - obrigatório

Outros dados gerais a critério dos autores - opcionais.

Resumo

Descrição sucinta (até 250 palavras), apresentando o objetivo ou a descrição essencial do projeto e indicação de até 3 palavras-chave. Deve ser escrito em parágrafo único.

Introdução

A introdução deve apresentar as razões que levaram o grupo a escolher o tema para desenvolvimento do projeto, o contexto em que o trabalho foi realizado, a situação-problema estudada e os objetivos que se procurou alcançar. Na introdução pode-se também apresentar a relevância e alcances possíveis do projeto, além de outros elementos que o grupo considere necessários. As citações e referências teóricas deverão ser indicadas no texto com as fontes bibliográficas completas apresentadas ao final do relatório.

Materiais e Métodos

Neste item deve-se apresentar como o projeto foi desenvolvido, os materiais e métodos que foram utilizados, os passos seguidos para a realização do projeto desde o seu planejamento inicial, os recursos técnicos, humanos e financeiros que foram empregados.

Resultados

Neste item deve-se apresentar os resultados alcançados com a realização do projeto, incluindo uma discussão crítica sobre as dificuldades e imprevistos encontrados no seu desenvolvimento.

Discussão

Neste item deve-se apresentar considerações gerais sobre os resultados obtidos, as inovações técnicas ou tecnológicas que tenham sido obtidas ou que foram percebidas como possibilidades concretas, assim como as possíveis aplicações e expansões do projeto.

Referências Bibliográficas

Citação completa das referências bibliográficas utilizadas (artigos, sites, livros, manuais, etc), segundo o padrão da ABNT.

Anexos

Materiais diversos relevantes para o projeto tais como: textos de apoio, croquis, documentos, etc. Pode-se incluir no anexo o formulário de planejamento do projeto que tenha sido utilizado.

FORMATO: papel A4; margens de 2,5 cm, fonte arial 12; entrelinha 1,5.


ENTREGAR: relatório encadernado; CD-ROM com arquivos eletrônicos do relatório e da apresentação.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Lista de material para compra.


Caros alunos de IEE e IPE

Nesta reta final de desenvolvimento de projetos não deixem de atualizar sempre as informações colocadas em seus respectivos blogs. É extremamente importante que a informação seja atual, porque é através dos blogs que me informo do andamento dos projetos bem como das necessidades de cada equipe. Por isso que o blog vale uma boa nota na avaliação final.

Eu gostaria de receber, ainda nesta semana, informações detalhadas de material a comprar para os projetos. Inicialmente verifiquem se o material necessário existe nos diversos laboratórios do CEFETMG; depois se se encontram facilmente em lojas ferro-velho e, neste caso, vocês mesmo compram; senão localizem a loja, endereço e preço, especifiquem o material corretamente e me enviem por e-mail, ou entreguem a lista na secretaria do LACTEA, para que possamos efetivar a aquisição das peças. Tentaremos comprar o mais breve possivel.

Ao trabalho.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Calendário da reta final dos projetos dos alunos de IPE

Caros alunos de Introdução à Prática Experimental (Engenharia Mecânica). Vejam as datas limite para finalização dos trabalhos:


03 e 04/12 - Apresentação dos trabalhos - O local e os horários de apresentação de cada grupo será publicado na próxima semana

10 e 11/12 - Entrega do Relatório final dos projetos apresentados: no horário da aula, no LACTEA. Não serão aceitos relatórios em data posterior a esta.
- Data da última postagem nos blogs de cada grupo, contendo inclusive a autoavaliação.

18/12 - Notas finais publicadas no Registro Escolar

Calendário da reta final de alunos de IEE

Caros alunos de Introdução à Engenharia Elétrica. Vejam as datas limite para finalização dos trabalhos:

25/11 - Entrega do Relatório da Pesquisa sobre o campo profissional do Engenheiro Eletricista

02/12 - Apresentação dos trabalhos - O local e os horários de apresentação de cada grupo será publicado na próxima semana

09/12 - Entrega do Relatório final dos projetos apresentados: na sala 120 até 11 horas
- Data da última postagem nos blogs de cada grupo, contendo inclusive a autoavaliação.

16/12 - Notas finais publicadas no Registro Escolar