quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ÚLTIMA CHAMADA PARA ENTREGA DE FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DEPROJETOS



Caros alunos de IPE,

Só aceitarei os formulários de descrição de projetos prontos (preenchidos, entregues por e-mail e postados nos respectivos blogs) até a próxima semana, 06 e 07 de outubro. Lembrem-se: o formulário de descrição de projetos corresponde ao planejamento do mesmo. E planejamento muitas vezes significa previsão, não certezas absolutas. Então os itens correspondentes a Etapas, Cronograma e Orçamento, não necessitam de dados corretos se não os tiverem, mas previsões, possibilidades. A pesquisa a ser feita envolve, muitas vezes, busca por melhores materiais, por preços de compra mais em conta, e um cronograma de trabalho pensado como se tudo fosse dar certo. Esses itens são, na maioria das vezes, variáveis e justificáveis o decorrer do processo. Portanto, atentem-se para essa data: 06 e 07 de outubro, prazo final para entrega do formulário de descrição de projetos finalizado.

O Professor


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

FOTO DA FAMOSA CADEIRA



Cadeira exposta no centenário do CEFET-MG, hall do Campus I.








DEPOIS DA 6ª SEMANA


Estamos na sexta semana de aulas e até o momento não recebi nenhum formulário de descrição de projetos preenchido. Por mais que eu insista na necessidade de seu preenchimento, na importância do planejamento para o desenvolvimento do projeto, na nota que será atribuída ao documento, os alunos não se apropriam da idéia. Eles se preocupam com a execução do mesmo. Sempre alegam que não sabem exatamente o que fazer, que ainda não tem certeza dos materiais e métodos a serem empregados. Uso o argumento de que o desconhecimento dos materiais e dos métodos são também questões de pesquisa e como tais podem se apresentar no projeto: itens a serem investigados. Não tem colado. Trabalhar com projetos é uma cultura que deve ser adquirida pelos futuros engenheiros, aculturação difícil, eu sei, mas necessária. O imediatismo em querer achar soluções técnicas rápidas para a construção dos artefatos é maior. Que abordagem utilizar, então? marcar o prazo e emitir notas baixas no quesito seria uma solução? Impedir o início da execução sem o formulário de projeto preenchido e discutido? Negligenciar o fato? Será a indicação de uma dificuldade em escrever as idéias antes de executá-las? Questões de observação e investigação.


terça-feira, 7 de setembro de 2010

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PRIMEIRA SEMANA DE SETEMBRO



Nesta primeira semana de setembro, quarta semana de aula de Introdução às Práticas Experimentais (IPE) do curso de Engenharia Mecânica do CEFET-MG, as equipes de projetos começam a apresentar os primeiros avanços no sentido de ter um problema interessante para apresentar como projeto. Para minha surpresa a turma deste ano de 2010, segundo semestre está com boas idéias. Vejam nos blogs assinalados à direita desse blog, na coluna Projetos em Desenvolvimento, as primeiras postagens desses grupos. A redação dos problemas e dos objetivos tem apresentado boa qualidade. Parabéns aos alunos.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

UMA BOA SITUAÇÃO-PROBLEMA



Vejam uma boa redação de uma situação-problema de um grupo de IPE/LACTEA, de alunos do primeiro semestre de Engenharia Mecânica no CEFET-MG, em http://solucoesjecc.blogspot.com/2010/08/descricao-de-projeto.html.
Uma boa contextualização e um problema bem escrito. Veremos mais tarde se as soluções também serão boas.