terça-feira, 28 de maio de 2013

Caros Estudantes,

Em 4 de junho, completamos a quinta semana do cronograma da disciplina e, conforme o combinado, os temas dos projetos deverão estar definidos, o blog de cada projeto implementado e o formulário de projetos preenchido, entregue na forma impressa e postado no blog. No caso do formulário de projetos, postado a seguir, pode ser que não seja possível preencher todos os itens, porém ele deve estar o mais completo possível, de acordo com o acúmulo de discussão do grupo. O projeto orienta as ações a serem realizadas e é passível de modificação e acréscimos ao longo do seu desenvolvimento. Sempre que o formulário for modificado, deve ser postado novamente e sua versão impressa atualizada entregue aos professores da disciplina. Caso desejem receber o arquivo com o formulário, gentileza enviar email para lactea.projetos@gmail.com.

Vamos em frente, cuidando em fazer os registros sistemáticos da história de cada projeto!




terça-feira, 21 de maio de 2013

Caros estudantes,

na aula de 14/05 discutimos as questões relacionadas à identificação e estruturação de um problema em Engenharia. Partimos das idéias elaboradas por vocês, fizemos sínteses a partir dos grupos, compartilhamos essas sínteses com o conjunto da turma e, ao final, discutimos um texto elaborado pelos professores da disciplina, utilizando contribuições dos professores Guilherme Marconi Silva e Daniel Castro, do Departamento de Engenharia Mecânica. Fica registrado nosso agradecimento a esses professores.  Os participantes dessa discussão, professor Ronaldo e a turma, entenderam que as idéias sistematizadas pelos diferentes grupos estavam contempladas nesse texto e ele foi então tomado como uma resposta provisória às questões propostas, resposta que será utilizada como referência para a definição dos temas dos projetos. Segue, então, o texto...

O que é engenharia?
Engenharia é um campo de saberes e práticas no qual são mobilizados e aplicados conhecimento técnicos  e científicos   na construção de soluções para problemas identificados a partir de uma ou mais necessidades humanas. Estas soluções, que podem ser múltiplas e de diferentes naturezas, para um mesmo problema,  englobam a elaboração de projetos, criação ou aperfeiçoaento de  artefatos, estruturas, equipamentos, processos etc.  

O que é um probelma em engenharia?
A identificação de uma ou um conjunto de necessidades humanas configura uma situação-problema, cujas soluções possíveis materializam os objetos próprios da Engenharia: projetos, criação ou aperfeiçoaento de  artefatos, estruturas, equipamentos, processos etc. A antecipação dessas soluções potenciais depende, por sua vez, da mobilização de conhecimentos técnicos e científicos que são confrontados com a situação-problema, visando sua melhor compreensão e a escolha da solução mais adequada.

Como identificar e estruturar um problema em engenharia?
A identificação de um problema em engenharia vem da análise dos impactos que uma determinada situação-problema tem nos sistemas, estruturas, equipamentos, processos, etc.  Quando através desta análise conclui-se que é possível produzir ou melhorar instrumentos, artefatos, sistemas, etc que irão atender a uma determinadade necessidade ou conjunto de necessidades, identificou-se   umproblema em engenharia. Esta  análise deve contemplar  aspectos como custo-benefício, durabilidade, eficência e impactos locais e globais ( segurança, sustentabilidade ambiental,  eficiência energética, abrangência de utilização pela sociedade, etc.).  A análise dos impactos deve se fazer em uma escala de tempo que ultrapassa a vida útil dos sistemas.
A estruturação do problema em engenharia passa pela escolha dos métodos, dos equipamentos, da força de trabalho e dos materias a serem utlizados na sua solução.  Essas escolhas devem ser pautadas na relação custo-benefício, na segurança das pessoas e dos equipamentos e  nos impactos que suas utilizações irão produzir no meio ambiente e na sociedade.
Portanto, a estruturação do problema implica pesquisar diferentes fontes de informação para verificar se já existem soluções propostas e a qualidade dessas soluções, se elas podem ser aperfeiçoadas ou mesmo substituídas por tecnologias mais eficientes. Isso significa acessar e estudar o conhecimento científico já produzido, materializado, por exemplo, em análises qualitativas e estatísticas, modelos matemáticos e ferramentas computacionais diversas, que podem embasar soluções para a necessidade identificada. Nenhum conhecimento ou tecnologia se produz no vazio. É preciso conhecer e criticar o conhecimento e a tecnologia existentes de modo a justificar a busca de novos processos e conhecimentos.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Ações a serem executadas para a próxima terça, 14/05

Caros estudantes,
conforme solicitado em nossa primeira aula, vocês deverão executar as seguintes ações:

Responder as seguintes questões:
O que é Engenharia?
O que é um problema, em Engenharia?
Como identificar e estruturar um problema, em Engenharia?

As respostas a essas perguntas devem ser registradas na forma impressa e entregues na próxima aula.

Recomendamos também que vocês acessem as diversas postagens desse blog, especialmente as mais recentes, que contêm as orientações para o desenvolvimento da disciplina. Leiam as orientações com atenção. No início da aula do dia 14/05, teremos um momento para sanar eventuais dúvidas sobre todas as informações veiculadas na aula de hoje.

Conheçam também, a partir dos links disponibilizados na lateral direita da tela, os projetos já desenvolvidos por estudantes participantes do LACTEA. Esse blog, combinado aos que vocês produzirem, será nosso instrumento de comunicação, acompanhamento e divulgação dos projetos.

Ronaldo e Adelson.

Orientações para elaboração e atualização do blog


ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO BLOG
TÍTULO DO PROJETO
NOME COMPLETO DOS ALUNOS COM E-MAILS
DATA QUINZENA N°
1. AÇÕES PREVISTAS NO PROJETO PARA A QUINZENA
2.  AÇÕES REALIZADAS NESSA QUINZENA
3.  ANÁLISE SOBRE O CUMPRIMENTO DO CRONOGRAMA PREVISTO NO PROJETO
4.  PENDÊNCIAS PRINCIPAIS
5.  PROBLEMAS PRINCIPAIS ENCONTRADOS
6.  MATERIAIS PRÁTICOS A PROVIDENCIAR
7.  MATERIAIS TEÓRICOS A PROVIDENCIAR
8.  CONTATOS A REALIZAR
9.   IDEIAS A EXPLORAR
10. ENCAMINHAMENTOS PARA A PRÓXIMA QUINZENA
11.  ENCAMINHAMENTOS PARA AS SEMANAS POSTERIORES
12. AVALIAÇÃO DO GRUPO SOBRE O ANDAMENTO DO PROJETO
13.  OBSERVAÇÕES E COMENTÁRIOS GERAIS

Orientações para desenvolvimento dos projetos


TIPOS DE PROJETOS:
No LACTEA e na META os projetos são classificados em três categorias principais:
Didáticos   (ou explicativos)
Construtivos   (ou inventivos)
Investigativos   (de aplicação sistemática da metodologia de investigação científica).

Os projetos de natureza didática (ou explicativa) são aqueles que procuram identificar o “como funciona” de determinado objeto ou sistema, procurando explicar, ilustrar, revelar, os princípios científicos de funcionamento de certos objetos, máquinas, mecanismos. Esse tipo de projeto deve levar à descoberta de alguma contribuição, por mais simples que seja, para a melhoria daquele objeto - isto tem relação com o processo que denominado de “reengenharia”.
Exemplo da pergunta básica para esse tipo de projeto: O que é e como funciona um Tubo de Pitot? Em que situações e para que finalidades ele é utilizado? Exemplo da perspectiva que pode ocorrer: Posso contribuir em algo para a sua melhoria e/ou para propor a sua utilização numa nova situação?).

Os projetos do tipo construtivo (ou inventivo) são aqueles que procuram construir algo novo com objetivos de introduzir alguma inovação, propor uma solução nova para algum problema ou alguma situação, por mais simples que seja. Possuem dimensão de inventividade, seja na função, seja na forma, seja no processo, seja na proposição de soluções alternativas e de materiais alternativos.

Os projetos de investigação são aqueles voltados para o desenvolvimento de pesquisa com base na metodologia da pesquisa científica, formulando-se perguntas básicas de pesquisa em torno de problemas que contemplem relações entre ciência, tecnologia e sociedade, visando-se à maior compreensão acerca dos mesmos e à indicação de possíveis soluções.

12 PASSOS PARA A REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SEU PROJETO:
1)   Definir a equipe de alunos para desenvolver o projeto (~4 alunos).
2)   Fazer brainstorming de perguntas sobre o projeto a ser desenvolvido.
3)   Escolher o tema do projeto, explicitando o tipo do projeto (didático, construtivo, investigativo).
4)   Montar o blog do projeto: diário de bordo eletrônico.
5)    Fazer pesquisa exploratória, utilizando diferentes fontes, sobre o tema do projeto.
6)    Definir e organizar os blocos de perguntas básicas sobre o projeto.
7)    Elaborar e justificar o problema gerador do projeto.
8)   Redigir o objetivo do projeto.
9)    Preencher o Formulário de Descrição do Projeto.
10)  Desenvolver o projeto.
11)  Elaborar o Relatório Técnico do Projeto.
12) Preparar apresentação pública dos resultados do projeto.

Plano da Disciplina

Objetivos
Desenvolver competências relacionadas com uma prática experimental investigativa e com a elaboração e desenvolvimento de projetos, envolvendo as seguintes ações:

  • Identificação e estruturação de um problema como situação geradora de um projeto.
  • Escrita e normalização de um projeto.
  • Levantamento e tratamento de dados a partir de fontes de informação diversas.
  • Identificação e utilização dos recursos e meios necessários à implementação de um projeto.
  • Mobilização de diferentes profissionais que podem contribuir para a implementação de um projeto.
  • Realização de atividades em grupo.
  • Acompanhamento e registro do processo de desenvolvimento de um projeto.
  • Análise das implicações para a sociedade do projeto implementado.
  • Comunicação oral e escrita dos resultados.
Etapas
  • Apresentação do plano da disciplina. (semana 1)
  • O que é um problema no campo da engenharia? Estrutura de um projeto (semana 2)
  • Constituição dos grupos de trabalho, identificação e  estruturação de um problema como situação geradora de um projeto. Utilização da técnica ‘brainstorming’ (toró de palpites), como uma primeira etapa da elaboração do problema.  (semanas 3 e 4)
  • Redação do projeto (semana 5 )
  • Implementação do projeto (semanas 6 a 13)
  • Comunicação e discussão dos resultados, especialmente do ponto de vista de suas implicações sociais. (semana 14)
  • Avaliação coletiva das atividades desenvolvidas na disciplina. (semana 15)
Itens de avaliação
  • Identificação e estruturação de um problema como situação geradora de um projeto.
  • Elaboração do projeto.
  • Resultados alcançados com o projeto.
  • Comunicação oral e escrita dos resultados, discutindo-os do ponto de vista dos objetivos alcançados e de suas implicações sociais.
  • Registro quinzenal do processo de elaboração e implementação do projeto: diário eletrônico por meio de um blog.
  • Auto - avaliação individual.
Cada item será avaliado em 100 pontos. A nota final será uma média ponderada dos itens. Os itens ‘identificação e e estruturação de um problema como situação geradora de um projeto’ , ‘comunicação oral e escrita dos resultados, discutindo suas implicações’ e ‘auto-avaliação’ terão peso 2. Os demais itens terão peso 1.
A frequência será registrada semanalmente e será considerada dentro do acompanhamento do registro quinzenal do blog.

Inícios dos trabalhos no primeiro semestre de 2013

Caros estudantes do primeiro período de Engenharia Mecânica, primeiro semestre de 2013, sejam bem vindos ao CEFET e à disciplina Introdução à Prática Experimental (IPE)! Nessa disciplina vocês terão a oportunidade de elaborar e implementar um projeto, a partir de uma temática de seu interesse. O objetivo é envolver vocês, desde já, com uma reflexão sobre problemas geradores de projetos em Engenharia, e com as competências necessárias a um Engenheiro no desenvolvimento de um projeto. Será um começo, há muito caminho pela frente. No LACTEA, vamos fazer um primeiro exercício, onde buscaremos incentivar a criatividade e a autonomia de vocês! A seguir, serão postados orientações e instrumentos de registro que serão utilizados na disciplina.