terça-feira, 11 de junho de 2013

Caros estudantes,

Ronaldo e eu constatamos que duas fases ficaram bem delineadas nessas seis semanas: identificação e estruturação de um problema; concepção da solução para o problema identificado. Uma vez que essa solução é concebida, ainda que parcialmente, parece que a tendência do grupo é a de partir para o encaminhamento de ações, sem um planejamento, mais cuidadoso, sem uma reflexão sobre as duas fases anteriormente destacadas e o seu devido registro. Por causa do pouco tempo para implementação do projeto (7 a 8 semanas), essa etapa do planejamento, da antecipação e coordenação das ações, identificando recursos necessários, possibilidades para obtenção desses recursos, distribuição de tarefas, responsabilização pelo cumprimento delas, identificação de algumas metas parciais e formas de monitorar a execução do projeto, tudo isso parece ficar atropelado. Há o risco de que a redação do projeto, a partir do 'formulac', torne-se apenas o cumprimento de uma tarefa da disciplina, sem que vocês atribuam um real significado à elaboração do projeto, que será depois implementado. Esse questionamento se aplica também à redação dos textos relacionados a estruturação do problema, objetivo e justificativa.

Recomendamos que vocês retomem o texto elaborado coletivamente na segunda semana da disciplina: O que é um problema em engenharia. A estruturação e redação da situação problema deve estar referenciada nas orientações propostas naquele texto. Isso vale também para o objetivo e justificativa. Sobre a justificativa, ao discutir com um grupo hoje, vimos que há uma tendência dela ficar superposta aos elementos da situação problema. A justificativa deve estar focada na solução da situação problema. Essa solução está enunciada no objetivo. A justificativa deve então apresentar sucintamente a solução concebida pelo grupo e as razões que sustentam o desenvolvimento de um projeto para sua implementação. Por isso a importância dos passos 5 e 6 da elaboração e desenvolvimento de um projeto, apresentado em postagens anteriores:

5) Fazer pesquisa exploratória, utilizando diferentes fontes, sobre o tema do projeto.
6) Definir e organizar blocos de perguntas básicas sobre o projeto.

Esses passos ajudam a justificar bem o projeto e situá-lo no contexto das produções já existentes e relacionadas à temática do projeto.

Ao elaborarem a primeira versão do projeto, considerem os aspectos destacados nessa postagem.

Adelson.