quarta-feira, 30 de junho de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE O RELATÓRIO


Diante dos péssimos relatórios que me estão sendo entregues ao final da disciplina Introdução às Práticas Experimentais, considerando que enviei aos alunos da disciplina um arquivo contendo informações sobre um modelo de relatório, achei necessário esclarecer mais uma vez sobre este importante instrumento de comunicação de resultados de um projeto e também de avaliação. Embora o semestre tenha terminado, as notas finais estão sendo calculadas e serão lançadas brevemente, a informação vale para outras oportunidades que terão ao longo do curso de engenharia. Reapresentarei em partes, com comentários, o documento que foi enviado por e-correio para cada aluno.

LACTEA - orientação para elaboração do Relatório Técnico de Projeto

Os relatórios de projetos no LACTEA devem conter os itens descritos a seguir.

Páginas iniciais

Capa (nome completo e curso dos autores do projeto, título, orientador, cidade, instituição, mês, ano); dedicatórias; agradecimentos; sumário; outros dados gerais a critério dos autores.

Nestas páginas iniciais o grupo pode apresentar os dados em parênteses como quiserem.

Resumo

Descrição sucinta (até 250 palavras), apresentando o objetivo ou a descrição essencial do projeto e indicação das palavras-chave.

Vejam bem: resumo de 250 palavras. Isso porque, em geral, os congressos e simpósios onde o trabalho possa ser apresentado demandam um resumo deste tamanho. O resumo deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão em sua parte interna, sem que seja necessário explicitar as partes. Mas que lê precisa ter clareza do conteúdo do relatório.

Introdução

A introdução deve apresentar as razões que levaram o grupo a escolher o tema para desenvolvimento do projeto, o contexto em que o trabalho foi realizado, a situação-problema estudada e os objetivos que se procurou alcançar. Na introdução pode-se também apresentar a relevância e alcances possíveis do projeto, além de outros elementos que o grupo considere necessários. Ela deve conter todo o estudo teórico e prático realizado para dar continuidade ao projeto. As citações e referências teóricas deverão ser indicadas no texto com as fontes bibliográficas completas apresentadas ao final do relatório.

Percebam então, que a introdução não pode ser um texto de poucas linhas e parágrafos. Imagino um texto de, pelo menos, umas três laudas para conter todas as informações demandadas nas instruções acima.

Materiais e Métodos

Neste item deve-se apresentar como o projeto foi desenvolvido, os materiais e métodos que foram utilizados, os passos seguidos para a realização do projeto desde o seu planejamento inicial, os recursos técnicos, humanos e financeiros que foram empregados.

Não se trata, aqui, de apresentar uma lista de materiais usados simplesmente. Os materiais usados aparecem num contexto de utilidade dentro do planejamento do projeto, e como eles foram sendo modificados desde os instantes iniciais. Nesta seção deve-se relatar todos os procedimentos metodológicos utilizados ao longo do processo de desenvolvimento do projeto. Logo, impossível descrever tudo isso em poucas linhas. Em geral sã várias páginas para isso.

Resultados

Neste item deve-se apresentar os resultados alcançados com a realização do projeto, incluindo uma discussão crítica sobre as dificuldades e imprevistos encontrados no seu desenvolvimento.

O texto fala por si, deve incluir uma discussão crítica sobre o trabalho.

Discussão

Neste item deve-se apresentar considerações gerais sobre os resultados obtidos, as inovações técnicas ou tecnológicas que tenham sido obtidas ou que foram percebidas como possibilidades concretas, assim como as possíveis aplicações e expansões do projeto.

Óbvio, é neste espaço que se apresenta as conclusões obtidas após meses de trabalho, principalmente é o momento de comparar os resultados obtidos com os objetivos traçados lá no início e que aparecem no planejamento do projeto e considerar se foram atingidos e se não, porque não foram.

Referências Bibliográficas

Citação completa das referências bibliográficas utilizadas (artigos, sites, livros, manuais, etc), segundo o padrão da ABNT.

TODAS as leituras feitas e citadas nos textos anteriores devem ser referenciados no fim do projeto.

Anexos

Materiais diversos relevantes para o projeto tais como: textos de apoio, croquis, documentos, etc. Pode-se incluir no anexo o formulário de planejamento do projeto que tenha sido utilizado.

FORMATO: papel A4; margens de 2,5 cm, fonte arial 12; entrelinha 1,5.

ENTREGAR: relatório encadernado; CD-ROM com arquivos eletrônicos do relatório, da apresentação em seminário, do formulário de descrição do projeto e do blog até a última postagem.


O relatório passa a ser nossa principal fonte de informação sobre o projeto desenvolvido e encerrado. Nossa intenção é sempre avançar, seja acrescentando melhorias no trabalho em semestres futuros, seja apresentando-o em encontros, congressos e seminários. Um relatório completo, com as informações sugeridas nesse modelo apresentado acima, facilita a comunicação e o entendimento sobre o conteúdo do mesmo. Um relatório deve ser escrito de modo que um leitor que não tenha participado do processo o entenda perfeitamente. Quanto mais interlocutores entenderem o processo a partir do relatório melhor ele está.



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