quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DEPOIS DA 6ª SEMANA


Estamos na sexta semana de aulas e até o momento não recebi nenhum formulário de descrição de projetos preenchido. Por mais que eu insista na necessidade de seu preenchimento, na importância do planejamento para o desenvolvimento do projeto, na nota que será atribuída ao documento, os alunos não se apropriam da idéia. Eles se preocupam com a execução do mesmo. Sempre alegam que não sabem exatamente o que fazer, que ainda não tem certeza dos materiais e métodos a serem empregados. Uso o argumento de que o desconhecimento dos materiais e dos métodos são também questões de pesquisa e como tais podem se apresentar no projeto: itens a serem investigados. Não tem colado. Trabalhar com projetos é uma cultura que deve ser adquirida pelos futuros engenheiros, aculturação difícil, eu sei, mas necessária. O imediatismo em querer achar soluções técnicas rápidas para a construção dos artefatos é maior. Que abordagem utilizar, então? marcar o prazo e emitir notas baixas no quesito seria uma solução? Impedir o início da execução sem o formulário de projeto preenchido e discutido? Negligenciar o fato? Será a indicação de uma dificuldade em escrever as idéias antes de executá-las? Questões de observação e investigação.


Nenhum comentário: