ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS
No LACTEA os projetos são classificados em três categorias principais:
· didáticos (ou
explicativos)
· construtivos (ou inventivos)
· investigativos (de aplicação sistemática da
metodologia de investigação científica).
Os projetos de natureza didática
(ou explicativa) são aqueles que procuram identificar o “como funciona” de
determinado objeto ou sistema, procurando explicar, ilustrar, revelar, os princípios
científicos de funcionamento de certos objetos, máquinas, mecanismos. Esse tipo
de projeto pode levar (embora não seja obrigatório) à descoberta de alguma
contribuição, por mais simples que seja, para a melhoria daquele objeto - isto tem relação com o processo que
denominado de “reengenharia”.
Exemplo da pergunta básica para esse tipo de projeto: O que é e como funciona um Tubo de Pitot? Em
que situações e para que finalidades ele é utilizado? Exemplo da
perspectiva que pode ocorrer: Posso
contribuir em algo para a sua melhoria e/ou para propor a sua utilização numa
nova situação?).
Os projetos do tipo construtivo
(ou inventivo) são aqueles que procuram construir algo novo com objetivos de
introduzir alguma inovação, propor uma solução nova para algum problema ou
alguma situação, por mais simples que seja. Possuem dimensão de inventividade,
seja na função, seja na forma, seja no processo, seja na proposição de soluções
alternativas e de materiais alternativos.
Os projetos de investigação
são aqueles voltados para o desenvolvimento de pesquisa com base na metodologia
da pesquisa científica, formulando-se perguntas básicas de pesquisa em torno de
problemas e situações do mundo científico, tecnológico ou do cotidiano,
visando-se à maior compreensão acerca dos mesmos e à indicação de possíveis
soluções.
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