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Departamento de Engenharia
Mecânica/LACTEA
Disciplina:
Introdução à Prática Experimental
Prof. Ronaldo Marchezini
Elaborado por: Prof. Adelson Fernandes
Moreira e Ronaldo Marchezini
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Atividade:
Leitura do texto ‘Novos modelos de produção e formação do engenheiro: uma
abordagem CTS’.
Objetivo: Criar
um contexto de reflexão sobre os fatores que devem ser considerados na
estruturação de um problema em engenharia, especialmente como se relacionam as
necessidades humanas e as necessidades do mercado, nesse processo.
Ações:
Leitura do texto, consultando, quando necessário, o
glossário fornecido ao final dessas orientações.
Resposta às perguntas propostas, de forma manuscrita ou
impressa.
Data de entrega das
respostas: 29/09(G1); 30/09m (G2).
Questões
O texto dessa atividade propõe uma reflexão ampla sobre a
formação do engenheiro. Os aspectos tratados no texto não serão esgotados no
debate que será realizado em 28 e 29/10. Conforme explicitado, no objetivo,
buscamos criar um contexto para refletirmos sobre os fatores que devem ser
considerados na estruturação de um problema em engenharia. Para orientar a
interpretação do texto e destacar ideias a serem discutidas, responda as
perguntas a seguir:
1. Enuncie as semelhanças e diferenças entre os modelos de
formação do engenheiro, discutidos no texto.
2. Enuncie um exemplo de problema, em engenharia, orientado:
a) pelo exercício da cidadania como instrumento de mercado.
b) pela constituição de um mercado como instrumento de
cidadania.
3. a) O que significa afirmar que a tecnologia não é neutra?
b) Na p. 250, os autores relatam dois fatos que exemplificam
a não neutralidade da tecnologia. Apresente
outro fato ou situação que também ilustra essa não neutralidade.
c) Que relação os autores estabelecem entre essa visão não
neutra da tecnologia com a ética no exercício da engenharia?
4. Enuncie os dois conceitos de inovação apresentados no
texto, indicando qual deles é apontado pelos autores como referência para a
formação do engenheiro.
5. As ações propostas no plano da disciplina Introdução à
Prática Experimental promovem a inovação em alguma das perspectivas
apresentadas no texto? Justifique.
Glossário
Fordismo/taylorismo:
Formas de organização de produção industrial que provocaram
mudanças significativas no ambiente fabril. Esses dois sistemas visavam à
racionalização extrema da produção e, consequentemente, à maximização da
produção e do lucro. Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), engenheiro
mecânico, desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial, que
ficou conhecido como taylorismo. De acordo com Taylor, o funcionário deveria
apenas exercer sua função/tarefa em um menor tempo possível durante o processo
produtivo, não havendo necessidade de conhecimento da forma como se chegava ao
resultado final. Sendo assim, o taylorismo aperfeiçoou o processo de divisão
técnica do trabalho, sendo que o conhecimento do processo produtivo era de
responsabilidade única do gerente, que também fiscalizava o tempo destinado a
cada etapa da produção. Outra característica foi a padronização e a realização
de atividades simples e repetitivas. Henry Ford (1863 – 1947), por sua vez,
desenvolveu o sistema de organização do trabalho industrial denominado
fordismo. A principal característica do fordismo foi a introdução das linhas de
montagem, na qual cada operário ficava em um determinado local realizando uma
tarefa específica, enquanto o automóvel (produto fabricado) se deslocava pelo
interior da fábrica em uma espécie de esteira. Com isso, as máquinas ditavam o
ritmo do trabalho. O funcionário da fábrica se especializava em apenas uma
etapa do processo produtivo e repetia a mesma atividade durante toda a jornada
de trabalho, fato que provocava uma alienação física e psicológica nos
operários, que não tinham noção do processo produtivo do automóvel. (http://www.brasilescola.com/geografia/taylorismo-fordismo.htm,
acesso em 12/10/2013).
Tecnicismo
Supervalorização da técnica em detrimento de outros
aspectos que constituem determinado processo ou sistema. Funda-se no
pressuposto da neutralidade científica e inspira-se nos princípios de
racionalidade, eficiência e produtividade. Uma visão tecnicista busca reordenar
determinado processo, eliminando a dimensão subjetiva, de modo a torná-lo
objetivo e racional. A organização racional minimiza as interferências
subjetivas que possam colocar em risco a eficiência. O aspecto principal do
tecnicismo é a organização racional dos meios, como garantia de eficiência, com
o ser humano ocupando uma posição secundária (baseado em http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/
verb_c_pedagogia_tecnicista.htm. Acesso em 12/10/2013).
verb_c_pedagogia_tecnicista.htm. Acesso em 12/10/2013).
Referenciais CTS:
Referenciais que se organizam a partir de uma leitura
crítica das relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
Determinismo tecnológico:
Fundamenta-se no entendimento da mudança tecnológica
como fator preponderante da mudança social. Assim os limites do que uma
sociedade pode fazer são definidos pela tecnologia. Uma visão de mundo
condicionada pelo determinismo tecnológico considera a tecnologia como autônoma
e livre de influências sociais. Por isso, a participação da sociedade em nada
pode mudar o curso do processo em andamento, configurado pela tecnologia.
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