terça-feira, 11 de novembro de 2008

LACTEA - orientação para elaboração do Relatório Técnico de Projeto


Os relatórios de projetos no LACTEA devem conter os itens descritos a seguir.

Páginas iniciais

Capa (nome completo e curso dos autores do projeto, título, orientador, cidade, instituição, mês, ano) - obrigatório

Dedicatórias - opcionais

Agradecimentos - opcionais

Sumário - obrigatório

Outros dados gerais a critério dos autores - opcionais.

Resumo

Descrição sucinta (até 250 palavras), apresentando o objetivo ou a descrição essencial do projeto e indicação de até 3 palavras-chave. Deve ser escrito em parágrafo único.

Introdução

A introdução deve apresentar as razões que levaram o grupo a escolher o tema para desenvolvimento do projeto, o contexto em que o trabalho foi realizado, a situação-problema estudada e os objetivos que se procurou alcançar. Na introdução pode-se também apresentar a relevância e alcances possíveis do projeto, além de outros elementos que o grupo considere necessários. As citações e referências teóricas deverão ser indicadas no texto com as fontes bibliográficas completas apresentadas ao final do relatório.

Materiais e Métodos

Neste item deve-se apresentar como o projeto foi desenvolvido, os materiais e métodos que foram utilizados, os passos seguidos para a realização do projeto desde o seu planejamento inicial, os recursos técnicos, humanos e financeiros que foram empregados.

Resultados

Neste item deve-se apresentar os resultados alcançados com a realização do projeto, incluindo uma discussão crítica sobre as dificuldades e imprevistos encontrados no seu desenvolvimento.

Discussão

Neste item deve-se apresentar considerações gerais sobre os resultados obtidos, as inovações técnicas ou tecnológicas que tenham sido obtidas ou que foram percebidas como possibilidades concretas, assim como as possíveis aplicações e expansões do projeto.

Referências Bibliográficas

Citação completa das referências bibliográficas utilizadas (artigos, sites, livros, manuais, etc), segundo o padrão da ABNT.

Anexos

Materiais diversos relevantes para o projeto tais como: textos de apoio, croquis, documentos, etc. Pode-se incluir no anexo o formulário de planejamento do projeto que tenha sido utilizado.

FORMATO: papel A4; margens de 2,5 cm, fonte arial 12; entrelinha 1,5.


ENTREGAR: relatório encadernado; CD-ROM com arquivos eletrônicos do relatório e da apresentação.

Nenhum comentário: