segunda-feira, 21 de junho de 2010

ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS DO SEMESTRE

Caros alunos de IPE,
na última quinta-feira assistimos as apresentações dos projetos desenvolvidos no semestre, alguns bons, outros nem tanto. O que fica cada vez mais claro para mim é que, aqueles que se dedicam ao trabalho são bem sucedidos no final. E a exigência não é muito grande. Basta dedicar algumas poucas horas por semana. Também fica claro que soluções não aparecem na última hora. No livro "Criatividade: múltiplas perspectivas", as autoras Eunice Alencar e Denise Fleith afirmam: "mais que um lampejo de inspiração, a criatividade depende também da preparação do indivíduo, disciplina, dedicação, esforço consciente, trabalho prolongado e conhecimento amplo em uma área do conhecimento". Um outro autor canadense, cujo nome não me recordo no momento, afirma que competência e sucesso são produtos de talento (para alguma coisa), paixão, oportunidade e atitude, além de muita prática. Segundo esse mesmo autor, são necessários 10.000 horas de prática para se atingir um grau profissional de competência. Não é a toa que o tempo de estudo de um aluno em um curso superior de 4 ou 5 anos atinge algo em torno desse tempo, para os bons alunos claro. Porque isso equivale ao tempo de estudo em classe mais o temo de estudo extra-classe.
Diante disso, deixo a pergunta para aqueles que não se sentiram recompensados no final: realmente se dedicaram, investiram na buisca de soluções?

Lembro também que cada grupo de trabalho deve entregar até a próxima quinta-feira 24 de junho, um CD contendo: o Formulário de Descrição do Projeto, o Relatório Final, a Apresentação do projeto e úma cópia do blog com o encerramento do projeto e as autoavaliações de cada aluno.

Importante: Não se esqueçam de escreverem as autoavaliações e dar uma nota de conclusão no projeto.

Nenhum comentário: