quinta-feira, 29 de abril de 2010

ÚLTIMA SEMANA DE ABRIL NO LACTEA


Os trabalhos dos alunos no LACTEA, essa semana, ocorreram tranquilamente. Os grupos estão animados e todos os projetos sendo executados sem problemas. Ou melhor, com poucos problemas e de soluções encaminhadas. O Freshintime não havia entendido que o formulário de descrição de projetos deve ser escrito e encaminhado logo no início dos trabalhos. Como eles estão em fase de investigação de quais os materiais e componentes químicos melhor solucionariam o grande problema deles, que é o resfriamento por reação química, eles pensaram que não tinham elementos concretos para colocar no planejamento, principalmente no item Materiais. Mas hoje, quinta feira, chegamos ao acordo de que a pesquisa de materiais era um item importante do projeto e ele poderia ser escrito contemplando essa finalidade. À medida que a pesquisa com materiais vai acontecendo os relatórios semanais nos blogs sinalizam o andamento da mesma. Esperamso com isso, que o grupo feche esta parte do projeto.
Também o grupo da bicicleta motorizada que chegou a ficar em dúvida quanto à viabilidade do projeto deles, fechou questão em cima do mesmo. O projeto deve incluir também uma pesquisa de viabilidade técnica e financeira.
Com isso, os dois grupos mais em falta com etapas do processo, chegaram a decisões importantes sobre o processo e seguirão em frente, levando a bom termo a disciplina de IPE.


quarta-feira, 28 de abril de 2010

ORIENTAÇÕES PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL.



Os relatórios de projetos no LACTEA devem conter os itens descritos a seguir.

Páginas iniciais
Capa (nome completo e curso dos autores, título, orientador, cidade, instituição, mês, ano); dedicatórias; agradecimentos; sumário; siglas; lista de quadros; lista de gráficos.

Resumo
Descrição sucinta (até 250 palavras), com a descrição essencial do projeto e indicação das palavras-chave ao final da página.

Introdução
A introdução deve apresentar a motivação do grupo para desenvolver o tema, o contexto em que o trabalho foi realizado, a situação-problema estudada e os objetivos que se procurou alcançar. Na introdução pode-se também apresentar a relevância e alcances possíveis do projeto, além de outros elementos que o grupo considere necessários. os estudos teóricos necessários ao entendimento dos fundamentos do projeto e/ou do funcionamento do objeto/artefato desenvolvido podem estar tanto na introdução quanto em um item à parte, dependendo dependendo de sua extensão. As citações e referências teóricas deverão ser indicadas no texto com as fontes bibliográficas completas apresentadas como último item do relatório


Materiais e Métodos
Neste item deve-se apresentar como o projeto foi desenvolvido, os materiais e métodos que foram utilizados, os passos seguidos para a realização do projeto, os recursos técnicos, humanos e financeiros que foram empregados.

Resultados

Neste item apresenta-se os resultados alcançados com uma discussão crítica sobre as dificuldades e imprevistos encontrados no desenvolvimento do projeto.

Discussão
Neste item apresenta-se considerações sobre os resultados obtidos, as inovações técnicas ou tecnológicas que tenham sido obtidas e as possíveis aplicações e expansões do projeto. Apresenta-se também as conclusões finais do projeto.

Referências BibliográficasCitação completa das referências bibliográficas utilizadas, segundo o padrão da ABNT.

AnexosMateriais diversos relevantes para o projeto tais como: textos de apoio, croquis, documentos, etc.

FORMATO: papel A4; margens de 2,5 cm, fonte arial 12; entrelinha 1,5.

ENTREGAR: relatório encadernado; CD-ROM com arquivos eletrônicos do relatório, da apresentação e do formulário de descrição do projeto.



APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE IPE



Caros, hoje decidimos pela data da apresentação dos projetos da turma de IPE - Engenharia Mecãnica: 17 de junho, de 13 às 18 horas. Faremos uma apresentação tipo feira, em que todos os projetos permanecem em exposição, no período acima, em local a ser divulgado mais tarde. Portanto, temos 6 ou 7 semanas para finalizar a execução dos projetos, preparar a apresentação e escrever o relatório. Tempo suficiente.


sexta-feira, 23 de abril de 2010

SEMANA DO ÍNDIO.



Na semana em curso o movimento nos blogfólios foi muito pequeno. Apenas as equipes Freshintime e Liquidificador com Timer postaram informações em seus hebdomadários virtuais. Parabéns aos dois grupos. Algumas equipes estão há quatro semanas sem publicar seus relatórios semanais. Ou seja, estão em falta e já com baixas avaliações nesse quesito. A equipe Freshintime continua realizando testes para melhorarem a performance de seu resfriador químico; e a equipe Liquidificador com Timer pretende já comprar os componentes eletrônicos e procuram endereços de lojas (as encontrarão na Rua Curitiba no centro de BH). Quanto aos demais, fiquei sem saber o que fizeram nesta semana, uma vez que não pude comparecer ao laboratório no horário previsto. Ausência do professor provoca tudo isto? E a tão propalada autonomia dos alunos em grupos de projetos?



quinta-feira, 15 de abril de 2010

AINDA SOBRE OS PROJETOS E OS BLOGS



Dos dez projetos em desenvolvimento neste semestre (vejam endereços no espaço "Projetos em desenvolvimento"), a maioria deles tem sido executada sem maiores problemas: o planejamento dos projetos foi feito, algumas modificações necessárias estão sendo realizadas conforme discussão em classe e sugestão do professor; os blogfólios estão atualizados, com algumas exceções. O grupo da bicicleta motorizada pretende modificar o tema do projeto em função de dificuldades e custos; o grupo do dispositivo facilitador de banho não havia ainda digerido a ideia de que o blog deve ser preenchido semanalmente e não apenas para responder questões específicas; o grupo freshintime não enviou o formulário de projeto pois pensavam em prazos mais dilatados para o mesmo. Espero que nesta próxima semana todos esses pequenos deslizes sejam corrigidos pelos grupos e que os trabalhos de execução dos projetos se desenvolvam a contento.



PRIMEIRA AVALIAÇÃO DOS BLOGS



Após uma primeira e rigorosa leitura dos blogs e formulários dos grupos de trabalho em IPE, encontramos o seguinte quadro: o grupo bicicleta motorizada não tem atualizado o blog e não enviou o formulário de projeto, favor faze-lo rápido; o grupo freshintime, não enviou o formulário de projeto; o grupo dispositivo facilitador de banho está com o blog desatualizado. Os demais estão em dia com as obrigações didáticas da disciplina. Para dúvidas vejam os comentários nos diversos blogs e/ou conversem com o professor.


quarta-feira, 7 de abril de 2010

FORMULÁRIO DE PROJETOS


Nesta semana (até sexta 09 de abril) devemos postar no blog o formulário de descrição de projetos, para análise e aprovação pelo professor de IPE. Após os comentários do professor, preencham o formulário (modelo enviado por correio eletrônico para todos os alunos da disciplina), pois no fnal deverão anexá-lo ao CD-rom juntamente com o Relatório final e a apresentação.


USO DO BLOG COMO PORTIFOLIO (BLOGFOLIO)


Caros alunos de IPE - 2010 - I,

Nesta sexta-feira, 09 de abril, darei um curso sobre o uso do blog (blogfolio) como ferramenta de acompanhamento e avaliação de desenvolvimento de projetos, na Faculdade de Educação da UFMG. Durante o curso mostrarei aos participantes os blogs construídos em nossa disciplina de Introdução às Práticas Experimentais da Engenharia Mecânica do CEFET-MG. Portanto, atualizem-los até sexta, porque eles serão motivos de leitura e análise por parte dos participantes do curso da FAE/UFMG.