quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A MENINA QUE INVENTAVA MOLÉCULAS



A fantástica história da garota de 10 anos que descobriu uma molécula desconhecida ou como atividades lúdicas e divertidas em sala de aula podem estimular a criatividade e o interesse pela ciência.

Sem limites impostos por conhecimentos prévios enraizados, Clara Lazen contou com a criatividade e a sorte para propor o tetranitratoxicarbono, molécula teoricamente possível. A descoberta estimulou os colegas a estudar ciências.

Um dia comum na aula de química. Sobre as mesas, os alunos utilizam pequenas esferas de tamanhos e cores variadas para montar estruturas químicas de moléculas. A pequena Clara Lazen, de 10 anos, constrói uma estrutura pouco usual e pergunta que molécula seria aquela. O professor – talvez um pouco desconcertado, mas muito entusiasmado – admite não saber, sem desconfiar que se tratava de uma molécula completamente nova. 

Isso aconteceu em uma escola do Kansas, nos Estados Unidos. Kenneth Boehr, o professor em questão, procurou a ajuda do amigo, o também químico Robert Zoellner, da Universidade Humboldt, na Califórnia, para identificar a molécula misteriosa. A curiosa descoberta do tetranitratoxicarbono rendeu um artigo publicado em janeiro na revista Computational and Theoretical Chemistry – assinado pelos três personagens. Mais importante: é um exemplo extremo de como atividades lúdicas e divertidas podem despertar o interesse pela ciência.

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Um comentário:

Cristiano Mercídio disse...

O mais interessante da ciência é justamente isso, muitos pensam que a ciência está muito distante de nós.
Como, às vezes, é ilustrado pela velha imagem de um cientista maluco enclausurado em um laboratório em busca da "invenção perfeita".
No entanto, o ser cientista não tem nada a ver com loucura, a ciência está por toda a parte.
E, pelo simples fato de questionarmos o porquê de um fenômeno e buscarmos respostas, podemos ser considerados cientistas.
E isso não depende de idade, cultura nem religião, depende do espírito investigativo de cada um.