terça-feira, 13 de março de 2007

Plano de Curso da disciplina: LACTEA: um ambiente de aprendizagem orientado a projetos

PLANO DE CURSO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

1. Dados Gerais
Disciplina: O Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia e Arte: um ambiente de aprendizagem orientado a projetos

Professor: Dr. Paulo Cezar Santos Ventura

Carga horária: 45 horas
Horário: terça-feira 14h às 17 horas
Semestre Letivo: 1º semestre de 2007
Créditos: 03 (três) créditos

2. Objetivo Geral:
O objetivo Geral da disciplina é discutir uma proposta de laboratório aberto (tomando como exemplo o LACTEA – Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte do CEFETMG) definido como um ambiente de aprendizagem onde se trabalham metodologias e pedagogias de projetos aplicados ao ensino de Ciência e Tecnologia. Um aprofundamento dos fundamentos teóricos e experimentais se faz necessário para o entendimento do alcance, limites e possibilidades da Metodologia e da Pedagogia de Projetos.

3. Ementa:
História da metodologia de projetos como prática educativa, a metodologia de projetos no Brasil, a cultura do aprender e a metodologia de projetos, a pedagogia de projetos como perspectivas para a formação profissional, fundamentos teóricos da pedagogia de projetos, contribuições da Sociologia das Inovações Tecnológicas para a Pedagogia de Projetos, gestão e avaliação dentro da Pedagogia de Projetos.

4. Unidades de estudo:
1. História da Pedagogia de Projetos
2. A Cultura do aprender e a Metodologia de projetos
3. Fundamentos teóricos da pedagogia de projetos
4. Sociologia das Inovações Tecnológicas para a Pedagogia de Projetos
5. A gestão e Avaliação dentro da Pedagogia de Projetos
6. O Laboratório de Projetos como mecanismo de Gestão
7. Como conduzir projetos: o papel dos professores
8. A avaliação dentro da Pedagogia de Projetos
9. Oficina de Projetos

5. Bibliografia Básica:

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, (1999). “Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio”. MEC/SEMTEC, Brasília.
BRUER, J.T., . “Scholls for though: a science of the learning in the classroom”, Bradford : MIT Press,1993.
CURRIEN, N., Économie des réseaux, Paris: La Découverte, 2000.
DELACÔTE, G., Savoir apprendre: les nouvelles méthodes, Paris: Editions Odile Jacob, 1996.
DUBAR, C., La socialisation-construction des identités sociales et profissionnelle, Paris: A. Collin, 1991.
HUBER, M., Apprendre en projets: la pédagogie du projet-élèves, Lyon: Chronique Sociale, 1999.
LATOUR, B., Petites leçons de sociologie de sciences, Paris: La Découverte, 1993.
VENTURA, P. C. S., La négociation entre les concepteurs, les objets et le public dans les musées techniques et les salons professionnels, Tese de doutorado apresentada na Universidade de Bourgogne, Dijon, 2001.
WANDERLEY, E. C., “Feiras de Ciências enquanto espaço pedagógico para aprendizagens múltiplas”, CEFET-MG (Dissertação de Mestrado em Tecnologia), Belo Horizonte.1998.
VENTURA, Paulo C. S., Por uma pedagogia de projetos, in: Dutra, M.C. (org.), Ensino médio: os desafios da reforma. Belo Horizonte: SEE/MG, 2002
HERNANDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat., A Organização do currÍculo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes médicas, 1998.
RAMAL, Andrea Cecilia, A Educação na Cibercultura. Porto Alegre: Artes médicas, 2002.
BOUTINET, Jean-Pierre, Antropologia do Projeto. Porto Alegre: Artes médicas, 2002.
OLIVEIRA, L. M.; VENTURA, P. C. S. . A prática da aprendizagem por projetos em três óticas distintas. Educação & Tecnologia, v. 10, p. 22-28, 2005.
VENTURA, P. C. S.; MOURA, D. G.; OLIVEIRA, C. L. e OLIVEIRA, L. M.. A Metodologia de Projetos como ferramenta de pesquisa em um Laboratório de Física, visto como Ambiente Não Formal de Aprendizagem. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino de engenharia, 2006, Passo Fundo - RS. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Passo Fundo - RS : Editora Universidade de Passo Fundo, 2006. v. XXXIV. p. 1655-1666.
MOURA, D. G., BARBOSA, E. F.. Trabalhando com Projetos. Editora Vozes, Petrópolis, 2006.
HIGINO, A. F. F., A pedagogia de projetos na educação em ciência & tecnologia à luz da ciência da complexidade e do conceito de negociação; estudo de caso no ensino de física dos cursos de engenharia industrial do CEFET-MG. Dissertação de mestrado em Tecnologia, área de concentração em Educação Tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. – Belo Horizonte, 2002.


6. Metodologia de trabalho:
Discussão em grupos, desenvolvimento de projetos, apresentação de trabalhos individualmente e em grupos, apresentação e discussão de portifólios.

7. Avaliação:
A avaliação será através de seminários, provas, produção de artigos, e projetos individuais e coletivos.

Nenhum comentário: