terça-feira, 13 de março de 2007

PROJETO DE ENSINO DA DISCIPLINA NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

PROJETO DE ENSINO PARA A DISCIPLINA: “O LABORATÓRIO ABERTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTE - UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ORIENTADO A PROJETOS” DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

EQUIPE:
Professor – Paulo Cezar Santos Ventura
Colaborador – Prof. Dácio Guimarães de Moura
Alunos – Mestrado em Educação Tecnológica (ano 2007) e alunos de disciplina isolada
Situação Geradora

O LACTEA – Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte – utiliza a Pedagogia de Projetos como prática comum da disciplina Laboratório de Física I, nos cursos de Engenharia do CEFET-MG. Todos os semestres são cerca de vinte projetos desenvolvidos pelos alunos e apresentados em seminário no final do curso. Desde 1995 temos discutido, organizado e avançado em questões referentes ao uso e alcance da Metodologia de Projetos, principalmente em projetos de trabalho dos alunos. Esta discussão chegou ao mestrado em Educação Tecnológica, onde projetos de pesquisa sobre o tema têm sido desenvolvidos, o que nos levou a propor a disciplina em questão. Alunos de formação variada fazem um retrospecto sobre a metodologia de projetos, nos moldes trabalhados no LACTEA, estudam aspectos teóricos e práticos da metodologia e buscam avançar a compreensão sobre seu uso na educação, em ambientes de aprendizagem diversos. Nesta disciplina, tencionamos responder algumas de nossas questões, tais quais: como disseminar uma cultura do aprender desenvolvendo uma cultura de projetos? Como as relações de trabalho se efetuam em cada equipe de projeto?

Objetivo Geral

O objetivo Geral da disciplina, e deste projeto de ensino, é discutir uma proposta de laboratório aberto (tomando como exemplo o LACTEA – Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte do CEFETMG) definido como um ambiente de aprendizagem onde se trabalham metodologias e pedagogias de projetos aplicados ao ensino de Ciência e Tecnologia. Um aprofundamento dos fundamentos teóricos e experimentais se faz necessário para o entendimento do alcance, limites e possibilidades da Metodologia e da Pedagogia de Projetos.

Objetivo Específico

Através do desenvolvimento de PROJETOS DE TRABALHO (em grupos que se organizariam aleatoriamente), os alunos da disciplina abordam a ementa e as unidades de ensino observados no Plano de Curso, juntamente com estudos sobre os principais fundamentos teóricos da Metodologia/Pedagogia de Projetos. A metodologia seria a mesma utilizada no LACTEA para os cursos de graduação do CEFET-MG, e observadas as mesmas regras básicas, acrescidas de um estudo da bibliografia pertinente.

Justificativa

A Metodologia de Projetos tem sua origem no século XVI, na Itália, e difundiu-se pela Europa e Estados Unidos nos séculos seguintes, chegando ao Brasil no bojo das idéias escolanovistas. Desde então sua utilização tem sido aleatória no país, às vezes contestada, às vezes utilizada até com certa dose de paixão pelos professores. Mas muito do que observamos é um uso superficial para projetos um tanto festivos, sem levar em consideração aspectos como o conteúdo, a interdisciplinaridade, o conhecimento prévio dos alunos, a formação de equipes de trabalho, etc. o que torna frágil a argumentação em sua defesa. Apesar disso, vimos uma certa popularização da metodologia de projetos em várias escolas públicas e privadas, sem um aprofundamento das discussões de cunho teórico e pedagógico, tanto quanto dos aspectos mais formais do método. Propomos, então, uma disciplina que venha ocupar um pouco das lacunas levantadas.

Metodologia e Resultados Esperados

Além da apresentação oral e discussão entre os grupos de projeto dos temas da ementa do curso, utilizaremos a Metodologia/Pedagogia de Projetos de Trabalho para execução deste projeto de ensino. Entre os alunos da disciplina “O Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia e Arte: um ambiente de aprendizagem orientado a projetos”, esperamos a realização de vários projetos de trabalho, em grupos de três ou quatro alunos, onde cada grupo deverá: escolher um tema de trabalho que vise o desenvolvimento de um artefato ou objeto técnico; fazer um estudo bibliográfico sobre os principais fundamentos teóricos da pedagogia de projetos; relacionar os fundamentos teóricos pesquisados com os objetivos e ações de seus projetos; divulgar o portifólio em um blogue disponibilizado na internet; apresentar os resultados do projeto de trabalho em um relatório técnico e fazer uma apresentação dos mesmos em forma de seminários, etc. Os fundamentos teóricos são aqueles recorrentes em diversas publicações e estudos sobre a pedagogia de projetos: representação social, identidade, complexidade, rede, interdisciplinaridade, negociação e obra.
As planilhas de gestão e avaliação dos projetos fazem parte (em anexo) desse projeto de ensino. Além disso, este projeto de ensino pretende observar como as relações e mediações nas equipes de projeto se organizam para a realização das ações propostas em cada projeto.

Ações e Metas

1 Apresentação do Projeto de Ensino e do Plano de Curso;
2 Divisão dos grupos de trabalho (cinco grupos de três alunos e dois grupos de quatro alunos, perfazendo um total de vinte e três alunos, sendo dezessete mestrandos regulares e seis alunos de disciplina isolada);
3 Apresentação do professor de diversos aspectos teóricos e práticos sobre o tema, com a indicação dos temas da fundamentação teórica;
4 Elaboração dos planos dos projetos de trabalho dos alunos;
5 Apresentação e discussão dos planos de projetos de trabalho dos alunos;
6 Desenvolvimento dos projetos;
7 Discussão dos Blogfólios;
8 Apresentação dos resultados dos projetos de trabalho (produto, relatório, seminário temático e de apresentação do produto final);
9 Encerramento do projeto de ensino com um relatório do professor.

Avaliação

Serão avaliados: a apresentação dos planos de projetos de trabalho; os blogfólios; o relatório técnico; o seminário de apresntação dos resultados dos projetos de trabalho, envolvendo a discussão sobre a fundamentação teórica; o produto final ou obra apresentada (artefato ou objeto técnico). A avaliação dos projetos de trabalho seguirá a planilha anexa. Além disso, uma avaliação final do curso e deste projeto de ensino, ocorrerá na última semana de curso ou mesmo após.

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