quarta-feira, 28 de março de 2007

Atenção. Nossos blogfólios devem permitir comentários.


Atenção!

O blogs de interdisciplinaridade, complexidade e identidade não estão permitindo a postagem de comentários. Vocês têm a opção de moderar os comentários, ou seja, cada novo comentário postado pode ser autorizado ou não pelo(s) proprietário(s) do mesmo. Isto facilita a comunicação entre os blogs, fator preponderante ao nosso trabalho.

sexta-feira, 23 de março de 2007

FINALMENTE, CHEGOU O DIA DAS APRESENTAÇÕES DOS PROJETOS DOS ALUNOS DAS ENGENHARIAS



Hoje, 23 de março de 2007, os alunos do primeiro semestre dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica do CEFET-MG, estão apresentando os produtos dos projetos desenvolvidos nesse último semestre (2º semestre de 2006 que só agora chega a termo). A todos aqueles que chegaram ao final dos projetos e estão apresentando hoje os resultados de um semestre de trabalho, muito obrigado pelo empenho e por compartilhar conosco todos estes momentos de aprendizagem. Peço somente que não tirem os blogs do ar, continuem escrevendo e consultando os mesmos porque, para nós do LACTEA, os trabalhos não terminaram. Ainda vamos analisar todos os blogs, todas as conversas e, eventualmente entraremos em contato com vocês para nos ajudarem a compreender algumas coisas. Isto não tem mais nada a ver com a avaliação, as notas estarão dadas, mas existem pessoas interessadas em saber como funciona o laboratório, como os trabalhos são desenvolvidos e vocês serão possivelmente convidados a conversar sobre isso, a darem entrevistas, etc. Portando, bom final de semestre e mantenham-se em contato através dos blogs.

terça-feira, 13 de março de 2007

PROJETO DE ENSINO DA DISCIPLINA NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

PROJETO DE ENSINO PARA A DISCIPLINA: “O LABORATÓRIO ABERTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTE - UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ORIENTADO A PROJETOS” DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

EQUIPE:
Professor – Paulo Cezar Santos Ventura
Colaborador – Prof. Dácio Guimarães de Moura
Alunos – Mestrado em Educação Tecnológica (ano 2007) e alunos de disciplina isolada
Situação Geradora

O LACTEA – Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte – utiliza a Pedagogia de Projetos como prática comum da disciplina Laboratório de Física I, nos cursos de Engenharia do CEFET-MG. Todos os semestres são cerca de vinte projetos desenvolvidos pelos alunos e apresentados em seminário no final do curso. Desde 1995 temos discutido, organizado e avançado em questões referentes ao uso e alcance da Metodologia de Projetos, principalmente em projetos de trabalho dos alunos. Esta discussão chegou ao mestrado em Educação Tecnológica, onde projetos de pesquisa sobre o tema têm sido desenvolvidos, o que nos levou a propor a disciplina em questão. Alunos de formação variada fazem um retrospecto sobre a metodologia de projetos, nos moldes trabalhados no LACTEA, estudam aspectos teóricos e práticos da metodologia e buscam avançar a compreensão sobre seu uso na educação, em ambientes de aprendizagem diversos. Nesta disciplina, tencionamos responder algumas de nossas questões, tais quais: como disseminar uma cultura do aprender desenvolvendo uma cultura de projetos? Como as relações de trabalho se efetuam em cada equipe de projeto?

Objetivo Geral

O objetivo Geral da disciplina, e deste projeto de ensino, é discutir uma proposta de laboratório aberto (tomando como exemplo o LACTEA – Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte do CEFETMG) definido como um ambiente de aprendizagem onde se trabalham metodologias e pedagogias de projetos aplicados ao ensino de Ciência e Tecnologia. Um aprofundamento dos fundamentos teóricos e experimentais se faz necessário para o entendimento do alcance, limites e possibilidades da Metodologia e da Pedagogia de Projetos.

Objetivo Específico

Através do desenvolvimento de PROJETOS DE TRABALHO (em grupos que se organizariam aleatoriamente), os alunos da disciplina abordam a ementa e as unidades de ensino observados no Plano de Curso, juntamente com estudos sobre os principais fundamentos teóricos da Metodologia/Pedagogia de Projetos. A metodologia seria a mesma utilizada no LACTEA para os cursos de graduação do CEFET-MG, e observadas as mesmas regras básicas, acrescidas de um estudo da bibliografia pertinente.

Justificativa

A Metodologia de Projetos tem sua origem no século XVI, na Itália, e difundiu-se pela Europa e Estados Unidos nos séculos seguintes, chegando ao Brasil no bojo das idéias escolanovistas. Desde então sua utilização tem sido aleatória no país, às vezes contestada, às vezes utilizada até com certa dose de paixão pelos professores. Mas muito do que observamos é um uso superficial para projetos um tanto festivos, sem levar em consideração aspectos como o conteúdo, a interdisciplinaridade, o conhecimento prévio dos alunos, a formação de equipes de trabalho, etc. o que torna frágil a argumentação em sua defesa. Apesar disso, vimos uma certa popularização da metodologia de projetos em várias escolas públicas e privadas, sem um aprofundamento das discussões de cunho teórico e pedagógico, tanto quanto dos aspectos mais formais do método. Propomos, então, uma disciplina que venha ocupar um pouco das lacunas levantadas.

Metodologia e Resultados Esperados

Além da apresentação oral e discussão entre os grupos de projeto dos temas da ementa do curso, utilizaremos a Metodologia/Pedagogia de Projetos de Trabalho para execução deste projeto de ensino. Entre os alunos da disciplina “O Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia e Arte: um ambiente de aprendizagem orientado a projetos”, esperamos a realização de vários projetos de trabalho, em grupos de três ou quatro alunos, onde cada grupo deverá: escolher um tema de trabalho que vise o desenvolvimento de um artefato ou objeto técnico; fazer um estudo bibliográfico sobre os principais fundamentos teóricos da pedagogia de projetos; relacionar os fundamentos teóricos pesquisados com os objetivos e ações de seus projetos; divulgar o portifólio em um blogue disponibilizado na internet; apresentar os resultados do projeto de trabalho em um relatório técnico e fazer uma apresentação dos mesmos em forma de seminários, etc. Os fundamentos teóricos são aqueles recorrentes em diversas publicações e estudos sobre a pedagogia de projetos: representação social, identidade, complexidade, rede, interdisciplinaridade, negociação e obra.
As planilhas de gestão e avaliação dos projetos fazem parte (em anexo) desse projeto de ensino. Além disso, este projeto de ensino pretende observar como as relações e mediações nas equipes de projeto se organizam para a realização das ações propostas em cada projeto.

Ações e Metas

1 Apresentação do Projeto de Ensino e do Plano de Curso;
2 Divisão dos grupos de trabalho (cinco grupos de três alunos e dois grupos de quatro alunos, perfazendo um total de vinte e três alunos, sendo dezessete mestrandos regulares e seis alunos de disciplina isolada);
3 Apresentação do professor de diversos aspectos teóricos e práticos sobre o tema, com a indicação dos temas da fundamentação teórica;
4 Elaboração dos planos dos projetos de trabalho dos alunos;
5 Apresentação e discussão dos planos de projetos de trabalho dos alunos;
6 Desenvolvimento dos projetos;
7 Discussão dos Blogfólios;
8 Apresentação dos resultados dos projetos de trabalho (produto, relatório, seminário temático e de apresentação do produto final);
9 Encerramento do projeto de ensino com um relatório do professor.

Avaliação

Serão avaliados: a apresentação dos planos de projetos de trabalho; os blogfólios; o relatório técnico; o seminário de apresntação dos resultados dos projetos de trabalho, envolvendo a discussão sobre a fundamentação teórica; o produto final ou obra apresentada (artefato ou objeto técnico). A avaliação dos projetos de trabalho seguirá a planilha anexa. Além disso, uma avaliação final do curso e deste projeto de ensino, ocorrerá na última semana de curso ou mesmo após.

Plano de Curso da disciplina: LACTEA: um ambiente de aprendizagem orientado a projetos

PLANO DE CURSO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

1. Dados Gerais
Disciplina: O Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia e Arte: um ambiente de aprendizagem orientado a projetos

Professor: Dr. Paulo Cezar Santos Ventura

Carga horária: 45 horas
Horário: terça-feira 14h às 17 horas
Semestre Letivo: 1º semestre de 2007
Créditos: 03 (três) créditos

2. Objetivo Geral:
O objetivo Geral da disciplina é discutir uma proposta de laboratório aberto (tomando como exemplo o LACTEA – Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte do CEFETMG) definido como um ambiente de aprendizagem onde se trabalham metodologias e pedagogias de projetos aplicados ao ensino de Ciência e Tecnologia. Um aprofundamento dos fundamentos teóricos e experimentais se faz necessário para o entendimento do alcance, limites e possibilidades da Metodologia e da Pedagogia de Projetos.

3. Ementa:
História da metodologia de projetos como prática educativa, a metodologia de projetos no Brasil, a cultura do aprender e a metodologia de projetos, a pedagogia de projetos como perspectivas para a formação profissional, fundamentos teóricos da pedagogia de projetos, contribuições da Sociologia das Inovações Tecnológicas para a Pedagogia de Projetos, gestão e avaliação dentro da Pedagogia de Projetos.

4. Unidades de estudo:
1. História da Pedagogia de Projetos
2. A Cultura do aprender e a Metodologia de projetos
3. Fundamentos teóricos da pedagogia de projetos
4. Sociologia das Inovações Tecnológicas para a Pedagogia de Projetos
5. A gestão e Avaliação dentro da Pedagogia de Projetos
6. O Laboratório de Projetos como mecanismo de Gestão
7. Como conduzir projetos: o papel dos professores
8. A avaliação dentro da Pedagogia de Projetos
9. Oficina de Projetos

5. Bibliografia Básica:

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, (1999). “Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio”. MEC/SEMTEC, Brasília.
BRUER, J.T., . “Scholls for though: a science of the learning in the classroom”, Bradford : MIT Press,1993.
CURRIEN, N., Économie des réseaux, Paris: La Découverte, 2000.
DELACÔTE, G., Savoir apprendre: les nouvelles méthodes, Paris: Editions Odile Jacob, 1996.
DUBAR, C., La socialisation-construction des identités sociales et profissionnelle, Paris: A. Collin, 1991.
HUBER, M., Apprendre en projets: la pédagogie du projet-élèves, Lyon: Chronique Sociale, 1999.
LATOUR, B., Petites leçons de sociologie de sciences, Paris: La Découverte, 1993.
VENTURA, P. C. S., La négociation entre les concepteurs, les objets et le public dans les musées techniques et les salons professionnels, Tese de doutorado apresentada na Universidade de Bourgogne, Dijon, 2001.
WANDERLEY, E. C., “Feiras de Ciências enquanto espaço pedagógico para aprendizagens múltiplas”, CEFET-MG (Dissertação de Mestrado em Tecnologia), Belo Horizonte.1998.
VENTURA, Paulo C. S., Por uma pedagogia de projetos, in: Dutra, M.C. (org.), Ensino médio: os desafios da reforma. Belo Horizonte: SEE/MG, 2002
HERNANDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat., A Organização do currÍculo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes médicas, 1998.
RAMAL, Andrea Cecilia, A Educação na Cibercultura. Porto Alegre: Artes médicas, 2002.
BOUTINET, Jean-Pierre, Antropologia do Projeto. Porto Alegre: Artes médicas, 2002.
OLIVEIRA, L. M.; VENTURA, P. C. S. . A prática da aprendizagem por projetos em três óticas distintas. Educação & Tecnologia, v. 10, p. 22-28, 2005.
VENTURA, P. C. S.; MOURA, D. G.; OLIVEIRA, C. L. e OLIVEIRA, L. M.. A Metodologia de Projetos como ferramenta de pesquisa em um Laboratório de Física, visto como Ambiente Não Formal de Aprendizagem. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino de engenharia, 2006, Passo Fundo - RS. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Passo Fundo - RS : Editora Universidade de Passo Fundo, 2006. v. XXXIV. p. 1655-1666.
MOURA, D. G., BARBOSA, E. F.. Trabalhando com Projetos. Editora Vozes, Petrópolis, 2006.
HIGINO, A. F. F., A pedagogia de projetos na educação em ciência & tecnologia à luz da ciência da complexidade e do conceito de negociação; estudo de caso no ensino de física dos cursos de engenharia industrial do CEFET-MG. Dissertação de mestrado em Tecnologia, área de concentração em Educação Tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. – Belo Horizonte, 2002.


6. Metodologia de trabalho:
Discussão em grupos, desenvolvimento de projetos, apresentação de trabalhos individualmente e em grupos, apresentação e discussão de portifólios.

7. Avaliação:
A avaliação será através de seminários, provas, produção de artigos, e projetos individuais e coletivos.

Para os alunos do mestrado em Educação Tecnológica

Caros alunos da disciplina "Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia e Arte: um ambiente de aprendizagem orientado a projetos". Esse blog será, a partir desta semana, um espaço de dialógo entre e com vocês. Cada grupo de trabalho deverá criar seu próprio blog (blogfólio) que poderá ser visitado por todos que se interessam com nosso trabalho. Enviem-me os endereços dos mesmos para que eu possa colocar o elo (link) neste espaço à direita, facilitando a entrada nos mesmos. Aqui vocês encontram algumas informações interessantes como: um modelo de formulário de projeto, os dez passos para desenvolvimento de projetos, um modelo de relatório técnico, e os tipos de projetos comumente desenvolvidos neste ambiente de aprendizagem.
Boa sorte a todos.

Para os alunos de engenharia Elétrica e Mecânica


Caros alunos. O semestre letivo está chegando ao final. Marcamos para o dia 23 de agosto, pela manhã, as apresentações dos resultados dos trabalhos (apresentação, produto e relatório). Se tiverem problema com relação a esta data, comuniquem ao professor ou monitor. Alguns grupos estão com os blogs completamente desatualizados. É importante para a avaliação que atualizem os blogs.
Paulo

quarta-feira, 7 de março de 2007

Para os alunos do grupo TELESCÓPIO




Não consegui abrir o blog de vocês. Algum problema? Mas vejam a foto que tirei de um telescópio parecido com o de vocês, mas menor e mais feio. Vejam a solução para o tripé.