terça-feira, 21 de maio de 2013

Caros estudantes,

na aula de 14/05 discutimos as questões relacionadas à identificação e estruturação de um problema em Engenharia. Partimos das idéias elaboradas por vocês, fizemos sínteses a partir dos grupos, compartilhamos essas sínteses com o conjunto da turma e, ao final, discutimos um texto elaborado pelos professores da disciplina, utilizando contribuições dos professores Guilherme Marconi Silva e Daniel Castro, do Departamento de Engenharia Mecânica. Fica registrado nosso agradecimento a esses professores.  Os participantes dessa discussão, professor Ronaldo e a turma, entenderam que as idéias sistematizadas pelos diferentes grupos estavam contempladas nesse texto e ele foi então tomado como uma resposta provisória às questões propostas, resposta que será utilizada como referência para a definição dos temas dos projetos. Segue, então, o texto...

O que é engenharia?
Engenharia é um campo de saberes e práticas no qual são mobilizados e aplicados conhecimento técnicos  e científicos   na construção de soluções para problemas identificados a partir de uma ou mais necessidades humanas. Estas soluções, que podem ser múltiplas e de diferentes naturezas, para um mesmo problema,  englobam a elaboração de projetos, criação ou aperfeiçoaento de  artefatos, estruturas, equipamentos, processos etc.  

O que é um probelma em engenharia?
A identificação de uma ou um conjunto de necessidades humanas configura uma situação-problema, cujas soluções possíveis materializam os objetos próprios da Engenharia: projetos, criação ou aperfeiçoaento de  artefatos, estruturas, equipamentos, processos etc. A antecipação dessas soluções potenciais depende, por sua vez, da mobilização de conhecimentos técnicos e científicos que são confrontados com a situação-problema, visando sua melhor compreensão e a escolha da solução mais adequada.

Como identificar e estruturar um problema em engenharia?
A identificação de um problema em engenharia vem da análise dos impactos que uma determinada situação-problema tem nos sistemas, estruturas, equipamentos, processos, etc.  Quando através desta análise conclui-se que é possível produzir ou melhorar instrumentos, artefatos, sistemas, etc que irão atender a uma determinadade necessidade ou conjunto de necessidades, identificou-se   umproblema em engenharia. Esta  análise deve contemplar  aspectos como custo-benefício, durabilidade, eficência e impactos locais e globais ( segurança, sustentabilidade ambiental,  eficiência energética, abrangência de utilização pela sociedade, etc.).  A análise dos impactos deve se fazer em uma escala de tempo que ultrapassa a vida útil dos sistemas.
A estruturação do problema em engenharia passa pela escolha dos métodos, dos equipamentos, da força de trabalho e dos materias a serem utlizados na sua solução.  Essas escolhas devem ser pautadas na relação custo-benefício, na segurança das pessoas e dos equipamentos e  nos impactos que suas utilizações irão produzir no meio ambiente e na sociedade.
Portanto, a estruturação do problema implica pesquisar diferentes fontes de informação para verificar se já existem soluções propostas e a qualidade dessas soluções, se elas podem ser aperfeiçoadas ou mesmo substituídas por tecnologias mais eficientes. Isso significa acessar e estudar o conhecimento científico já produzido, materializado, por exemplo, em análises qualitativas e estatísticas, modelos matemáticos e ferramentas computacionais diversas, que podem embasar soluções para a necessidade identificada. Nenhum conhecimento ou tecnologia se produz no vazio. É preciso conhecer e criticar o conhecimento e a tecnologia existentes de modo a justificar a busca de novos processos e conhecimentos.

Nenhum comentário: