terça-feira, 7 de maio de 2013

Plano da Disciplina

Objetivos
Desenvolver competências relacionadas com uma prática experimental investigativa e com a elaboração e desenvolvimento de projetos, envolvendo as seguintes ações:

  • Identificação e estruturação de um problema como situação geradora de um projeto.
  • Escrita e normalização de um projeto.
  • Levantamento e tratamento de dados a partir de fontes de informação diversas.
  • Identificação e utilização dos recursos e meios necessários à implementação de um projeto.
  • Mobilização de diferentes profissionais que podem contribuir para a implementação de um projeto.
  • Realização de atividades em grupo.
  • Acompanhamento e registro do processo de desenvolvimento de um projeto.
  • Análise das implicações para a sociedade do projeto implementado.
  • Comunicação oral e escrita dos resultados.
Etapas
  • Apresentação do plano da disciplina. (semana 1)
  • O que é um problema no campo da engenharia? Estrutura de um projeto (semana 2)
  • Constituição dos grupos de trabalho, identificação e  estruturação de um problema como situação geradora de um projeto. Utilização da técnica ‘brainstorming’ (toró de palpites), como uma primeira etapa da elaboração do problema.  (semanas 3 e 4)
  • Redação do projeto (semana 5 )
  • Implementação do projeto (semanas 6 a 13)
  • Comunicação e discussão dos resultados, especialmente do ponto de vista de suas implicações sociais. (semana 14)
  • Avaliação coletiva das atividades desenvolvidas na disciplina. (semana 15)
Itens de avaliação
  • Identificação e estruturação de um problema como situação geradora de um projeto.
  • Elaboração do projeto.
  • Resultados alcançados com o projeto.
  • Comunicação oral e escrita dos resultados, discutindo-os do ponto de vista dos objetivos alcançados e de suas implicações sociais.
  • Registro quinzenal do processo de elaboração e implementação do projeto: diário eletrônico por meio de um blog.
  • Auto - avaliação individual.
Cada item será avaliado em 100 pontos. A nota final será uma média ponderada dos itens. Os itens ‘identificação e e estruturação de um problema como situação geradora de um projeto’ , ‘comunicação oral e escrita dos resultados, discutindo suas implicações’ e ‘auto-avaliação’ terão peso 2. Os demais itens terão peso 1.
A frequência será registrada semanalmente e será considerada dentro do acompanhamento do registro quinzenal do blog.

Nenhum comentário: